7 motivos para você aprender autodefesa

Querendo ou não, biologicamente, mulheres tendem a ser mais fracas que homens. Isso é um fato. Mesmo com toda onda de feminismo em busca de direitos iguais entre os sexos, via de regra, homens são mais fortes. Por isso, queremos te incentivar a aprender autodefesa. Esperamos que os nossos 7 motivos para você aprender autodefesa sirva de impulso para que você tome alguma atitude.

Muitas pessoas se aproveitam desse ponto fraco feminino e elas acabam sendo, mais frequentemente, vítimas de assaltos e abusos. O objetivo não é te assustar, mas te alertar. Corremos perigo constantemente e devemos nos proteger. Preste atenção nos dados e estatísticas abaixo. Temos 7 motivos para você aprender autodefesa.

aprender autodefesa

#1 O Brasil é um dos países mais inseguros do mundo para se viver

O nosso país é o 11º país mais inseguro do mundo, de acordo com a Social Progress Imperative, uma ONG estadunidense, que mediu a qualidade de vida em 132 países.

O Brasil está em quinto lugar entre os países com maior número de crimes contra mulheres. De 2010 a 2013, o Brasil saltou do 7º para o 5º lugar no ranking, o que nos faz pensar em dois prováveis motivos para isso: o primeiro é que a violência só aumenta e o segundo é que os casos de violência começaram a ser mais denunciados e registrados que antes.

 

#2 Aproximadamente, metade de todas as mulheres sofrerão alguma forma de abuso físico em suas vidas

Muitas sofrerão violência física violenta. E, na maioria dos casos, a agressão ocorre dentro de casa. As mulheres perdem o direito de sair, são humilhadas, acusadas de traição, espancadas…

 

E o lado mais triste de tudo isso é que muitas mulheres não sabem como sair dessa relação. Na frente dos outros, o parceiro parece ser um bom marido e, o casamento perfeito. Mas, há alguns casos, em que a mulher não consegue sair da relação e muitas morrerão por causa das lesões ou durante a agressão.

 

#3 O índice de violência contra as mulheres no Brasil é 48 vezes maior que no Reino Unido

Quando comparamos o Brasil com outros países, percebemos o tanto de problemas que enfrentamos, principalmente em relação à violência. O Reino Unido é, atualmente, um dos países mais seguros do mundo. Ou seja, perto do “padrão” de segurança que temos, estamos muito abaixo.

Além disso, em comparação com outros países, o índice de violência contra as mulheres no Brasil é 24 vezes maior que o da Irlanda e 16 vezes maior que o do Japão.

 

#4 A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil

Ou seja, cerca de 131 mulheres são estupradas diariamente. É triste pensar que mais de 30% dos casos não são registrados e a cada minuto uma mulher pode estar sendo violentada no Brasil. E, a maioria delas, são negras. Isso não foi inventado. São dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O tipo de estupro mais grave registrado no país é o estupro coletivo. É muito difícil de aceitar que, em vez de ajudar a vítima, outras pessoas são capazes de ver e repetir a violência sexual.

 

#5 Todos os dias, cerca de 13 mulheres são assassinadas

De acordo com os dados do Mapa da Violência Contra a Mulher, 4.762 mulheres foram assassinadas em 2013. O mais impressionante dos dados é que a maioria dos crimes são cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

Um fator que influencia muito a violência é o meio econômico. Muitos desses crimes são cometidos em bairros e comunidades menos abastados. Outro dado muito relevante é que de uns anos para cá, a violência contra a mulher branca diminuiu 10% contra a violência contra a mulher negra que aumentou 54%.

 

#6 Todo ano, 1 milhão de mulheres sofrem alguma forma de abuso por parte do parceiro

O dado acima é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É um número muito alto, assim como os outros que já vimos anteriormente. O pior é que quando o abuso não é fatal, ele se repete muitas outras vezes.

As mulheres que vivem dentro de relacionamentos abusivos são sabem como sair e se afundam cada vez mais. No início, tudo é um mar de rosas, então começa as crises de ciúmes, a violência e as ameaças. E, por puro medo, muitas continuam aguentando as humilhações e vivem infelizes, outras conseguem e voltam a viver uma vida feliz e algumas acabam se tornando vítimas de um assassinato.

Se você sofre algum tipo de violência, procure ajuda.

 

#7 De 2014 para cá, houve um aumento de 45% no número de relatos de violência contra mulheres

É muito possível que esse aumento tenha sido registrado, porque, de alguns anos para cá, as mulheres têm tido mais coragem e recebem mais apoio dos amigos, familiares e sociedade para fazer a denúncia da violência que recebe.

Só em 2018, a Central de Atendimento à Mulher, recebeu quase 73 mil ligações entre janeiro e julho, o que corresponde a 47% do registrado em 2017. Esses dados são bem gerais, em alguns estados brasileiros, a quantidade de denúncias aumentou consideravelmente, como é o caso do Amazonas que registrou um aumento de 34,8% no número de denúncias.

 

MAPA DA VIOLÊNCIA

Em 2015, foi publicado o mapa da violência contra as mulheres brasileiras, com base nos dados coletados entre 2003 e 2013. Alguns dos dados que passamos acima foram retirados desse trabalho: Homicídio de Mulheres no Brasil 2015. Os resultados foram divididos por regiões, estados, cidades e municípios.

 

Aprender autodefesa

Seria muito triste encerrar essa enxurrada de má notícias sem mostrar como podemos nos defender de tanta violência. O primeiro passo para aprender autodefesa, é contar para alguém da sua família e, em seguida, fazer a denúncia pelo número 180. Dessa forma, você receberá apoio e poderá evitar se encontrar com o agressor.

Um outro caminho para aprender autodefesa é aprender alguma arte marcial. É claro que você não irá transformar seu corpo em uma máquina, mas a arte marcial irá te ajudar a ter mais controle do seu corpo, vai te preparar fisicamente e te ajudará a ter força e a golpear em lugares estratégicos caso você esteja em perigo.

Muita gente recomenda também o uso de spray de pimenta. Se você levar um spray de pimenta sempre dentro da sua bolsa, poderá usá-lo em situações de perigo. O spray de pimenta não é uma arma, mas deve ser usada com cuidado. Ele irá paralisar o agressor por alguns instantes, isso é tempo suficiente para você correr e buscar ajuda.

aprender autodefesa

No Responses

Leave a Reply