Uber é mais seguro que táxi?

Desde que a Uber chegou ao Brasil em 2014, muitas questões sobre o transporte começaram as ser levantadas, como Uber é mais seguro que táxi? Ou a Uber vai acabar com os táxis? Nos últimos cinco anos, vimos que, o serviço de carros particulares via app não extinguiu os táxis. Mas, quanto à segurança precisamos considerar algumas coisas.

A verdade é que os dois tipos de transporte oferecem riscos. Isso é inevitável.  Se você está dentro de um carro com um motorista de táxi ou Uber, você é a única pessoa no carro com esse motorista estranho. Então, é muito fácil ele tirar vantagem de você. Por esse motivo, seja cuidadoso quando usar esse tipo de serviço.

Uber é mais seguro que táxi

A vantagem de pedir um Uber é a comodidade e praticidade. O serviço funciona é quase todos os lugares e você pode pedir de onde está. Diferente do táxi tradicional que você precisa andar até uma avenida movimentada para pedir ou caminhar até um ponto de táxi. Não estamos considerando aqui os táxis que podem ser solicitados via app, como os da Easy Táxi, pois esse tipo de serviço é similar ao da Uber e os perigos são praticamente os mesmos.

Algumas pessoas têm receio de pedir carros particulares por apps como Uber, Cabify e 99 por não confiarem na precedência do motorista. Mas podemos afirmar que essas empresas fazem uma triagem rigorosa para não oferecer riscos para os clientes. Assim como o táxi, o passageiro, na maioria das vezes, não conhece o passageiro e vice-versa. Portanto, tanto os motoristas podem ter intenções ruins quanto passageiros.

Leia: Leis que protegem as mulheres

Como se manter em segurança em Uber e táxi

Ao entrar em um táxi ou Uber, você está nas mãos da pessoa que está dirigindo para você. Portanto, nem sempre Uber é mais seguro que táxi. Bom ou mal, essa é uma verdade assustadora. Muitos táxis têm formas para assegurar que você está protegido, por meio de um sistema de destravamento das portas que permite que você saia do carro sempre que você quiser.

Alguns carros têm um sistema de travamento que você está ciente. Novamente, manter a tranquilidade é importante tanto quanto ser capaz de perceber o que está acontecendo ao redor. Fazer isso irá te ajudar a se proteger.

Também é importante perceber onde você está sentado. Não entre no táxi ou Uber e sente sozinha no banco de trás. O motorista será capaz de te alcançar facilmente e trancar a porta. Isso significa que você não vai conseguir sair do veículo e ele poderá fazer com você o que ele quiser.

Em vez disso, sente no banco do passageiro do carro. Esteja ciente de onde você está indo, o que ele está fazendo e o que está acontecendo ao redor. Se você perceber que ele está indo pelo caminho errado, questione-o. Não suponha que seja apenas um atalho. Quanto mais cedo você identificar que existe um problema, é mais fácil você conseguir voltar para uma situação segura.

Leia: O Brasil é um dos países mais inseguros do mundo, aponta pesquisa americana

Dicas para chamar um Táxi

Você tem três escolhas quando se precisa usar um táxi: ir ao ar livre numa cidade movimentada e acenar para um táxi onde você quer e precisa ir; ir ao ponto de táxi mais próximo; ou você pode ligar para o taxista de um lugar seguro. Se você quer estar em segurança, a melhor coisa a se fazer é chamar a companhia de táxi diretamente, peça por um táxi e aguarde por ele.

Quando você se aproximar de um táxi para entrar, pare e peça para o motorista se identificar. Na maioria das vezes, isso está fixado no lado direito do painel do carro. Olhe para a identificação e para o motorista. Eles são os mesmos? Se não, não faça corrida com ele.

Se você se aproximar de um táxi apenas acenando, não há registro e nenhuma forma de saber quem está se aproximando de você.  Por outro lado, se você liga para a companhia ou acessa por algum aplicativo, como o 99 Táxis, pede um carro e aguarda para que ele venha te buscar, nesse caso, há um registro que quem está vindo te buscar.

Isso pode parecer inconveniente e desperdício de tempo. Mas o elemento de segurança é algo que você precisa prestar muita atenção. Note que você deve tomar as medidas necessárias para sua proteção, se você quer sobreviver e evitar uma situação negativa! Inconveniente ou não, essa é a melhor maneira de se proteger!

Uber é mais seguro que táxi

Leia: Autodefesa: 5 partes para atingir o agressor

Dicas para pedir um Uber

Ao pedir um Uber, veja a classificação do motorista, caso seja ruim, cancele a viagem e peça outro. Preste muita atenção na placa do carro que você está entrando, confira com o número dado pelo aplicativo.

Desconfie de qualquer motorista que não for correto ou que você simplesmente não goste. Isso pode ser seu corpo reagindo a uma situação de perigo. Lembre-se de escutar o seu corpo.

No Uber, o usuário tem a comodidade de esperar poucos minutos e o carros chegar onde se está esperando. Contudo, nem sempre, Uber é mais seguro que táxi, pois não sabemos as reais intenções das pessoas.

Evite pedir Uber Juntos, a modalidade de Uber em que se divide a viagem com outros passageiros. Primeiramente, você não sabe para a outra pessoa está indo e nem quem ela é. Em São Paulo, alguns malfeitores usam isso como uma oportunidade para assaltar motoristas e passageiros. Portanto, cuidado!

Leave a Reply