O Brasil é um dos países mais inseguros do mundo para se viver. Não importa onde você mora, seja interior ou capital, não tem para onde fugir de tanta violência. O nosso país é o 11º na lista dos países mais inseguros do mundo, de acordo com a Social Progress Imperative, uma ONG estadunidense, que mediu a qualidade de vida em 132 países.
Segundo o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, recentemente, entre 2014 e 2015, foram roubados ou furtados, mais ou menos, um veículo por minuto. Ou seja, mais de um milhão de veículos em dois anos. E os roubos só vêm aumentando, em São Paulo, o estado mais populoso do país, os dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo apontam que, em 2016, houve um aumento de 5,19%, em comparação com 2015, nas ocorrências de roubos e, um crescimento de 3,18% na capital.
Violência contra a mulher
Além desses crimes e quem toda população pode estar sujeita a ser vítima em algum momento da vida, existem os crimes, especificamente contra as mulheres, como agressão física e sexual, feminicídios, violência doméstica etc. O Brasil está em quinto lugar entre os países com maior taxa de feminicídios. Ou seja, de mulheres assassinadas, esses dados são da ONU (Organização das Nações Unidas). Todos os dias, cerca de 13 mulheres são assassinadas.
De 2014 para cá houve um aumento de 45% no número de relatos de violência contra mulheres. A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no país, porém, mais de 30% dos casos não são denunciados. Ou seja, a cada minuto, uma mulher pode estar sendo violentada sexualmente.
Aproximadamente, metade de todas as mulheres sofrerão alguma forma de abuso físico em suas vidas. Muitas sofrerão violência física violenta. Muitas morrerão por causa das lesões ou durante a agressão. Em 2016, cerca de 503 mulheres sofreram algum tipo de agressão física a cada hora. Isso significa que 4,4 milhões de mulheres foram vítimas ano passado, segundo uma publicação de 2017 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado em 2016, com base nos dados de 2015, foram registrados mais de cinco estupros por hora.
O Brasil em comparação com outros países
O Brasil é um dos países mais inseguros do mundo para a mulher. O índice de violência contra as mulheres no Brasil é 48 vezes maior que no Reino Unido, 24 vezes maior que o da Irlanda e 16 vezes maior que o do Japão. Cerca de 38,72% das mulheres brasileiras sofrem agressões todos os dias, e 33,86%, semanalmente, conforme o levantamento da Central de Atendimento à Mulher de janeiro a outubro de 2015. O Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil aponta que, segundo os dados do SUS de 2014, a maioria dos agressores são os próprios cônjuges, 22,5%. Todo ano, 1 milhão de mulheres sofrem alguma forma de abuso por parte do parceiro. Quando o abuso não é fatal, ele se repete muitas outras vezes.
Comparativos entre os estados
Em dados gerais, o estado com o maior número de homicídio de mulheres do país é a Norte. Em 2013, Roraima foi o estado que teve o maior crescimento de feminicídios, um aumento de 343,9% em dez anos. Por outro lado, a capital com a maior taxa de feminicídios é Vitória, no Espírito Santo, Região Sudeste. Um Ranking mundial de violência, lançado recentemente, aponta que Natal é a cidade mais violenta do Brasil
O que podemos fazer?
Acabamos de ver dados que apontam o Brasil como um dos países mais inseguros do mundo para se viver. Depois de uma enxurrada de dados e comparativos da violência contra a mulher vai ser difícil sair de casa sem sentir medo, mesmo a Constituição Federal de 1988 nos garantindo o direito à segurança. Contudo, o sentimento que temos é de que estamos desprotegidas o tempo todo.
A dica que posso dar para você é: tente se proteger.
Algumas coisas que você pode fazer para se proteger são:
- Aprender alguma arte marcial. Sou bem suspeita para falar, porque um dos maiores prazeres que tenho na vida é praticar Muay Thai. Mas você pode escolher outro, como Jiu-Jitsu, Karatê, Krav Maga, Kung Fu etc. Além de fazer bem para a saúde, você terá mais controle do seu corpo e saberá usá-lo em momentos de perigo.
- Evitar andar em certos lugares. Essa dica parece infringir nosso direito, mas sabemos que ruas desertas à noite são o ambiente propício para um ato de violência. Então, por que não evitar?
- Levar sempre um spray de pimenta consigo. Você pode comprar clicando aqui: eu sempre ando com um spray de pimenta bem forte. E toda vez que ando com outras pessoas, eu aviso que estou com um gás protetor. Se alguém com intenções erradas aparecer por perto, eu ataco e corremos.
- Treinar a autodefesa. Tenho um e-book grátis sobre isso: 50 dicas de autodefesa. Eu sou do tipo de pessoa que preza muito pela segurança. Este e-book que disponibilizei para os meus leitores foi uma tradução que fiz de um material norte-americano. No livro, eu mostro dicas práticas e simples para você se defender e ter tempo para fugir de um criminoso em qualquer ambiente, usando o que você tem por perto.
O que você acha que poderia mudar para que o Brasil saísse da lista dos países mais inseguros do mundo? Deixe nos comentários a sua opinião.
No Responses